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Como administrar uma franquia de alimentação

Tempo de leitura: 7 min

Uma franquia é uma excelente opção de negócios para quem quer ampliar seus investimentos ou mesmo se lançar no mundo do empreendedorismo. E dentre todos os segmentos disponíveis neste universo, o de alimentação é um dos mais procurados. 

Apesar das facilidades de contar com um modelo de negócio já estruturado, é preciso ter certos cuidados ao adentrar esse ramo. Neste artigo, vamos te explicar as vantagens de se optar por esse segmento e como administrar sua franquia do ramo alimentício.

Quais as vantagens de se optar por uma franquia de alimentação? 

O que faz com que esse segmento seja um dos maiores nichos do franchising ano após ano? Essa pergunta é muito importante, pois já demonstra algumas vantagens competitivas desse modelo de negócios. Confira logo abaixo razões que revelam o porquê desse fato! 

Crescimento mesmo em cenários desafiadores 

Nos últimos anos, o Brasil passou por uma das maiores crises econômicas da sua história. 

É exatamente essa perenidade que faz com que haja um interesse muito grande na área de alimentação. Isso porque segurança é uma palavra-chave para compreender investimento financeiro em um modelo de negócios. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising, no segundo trimestre de 2019, houve uma elevação de 5,4% no faturamento do setor de franquias de alimentação.

Além disso, esse é o maior segmento do franchising no Brasil, segundo a ABF, com mais de 20% do total de empresas da modalidade. Isso representa que há oportunidades para esse tipo de negócio nos mais diversos estados do país para os mais diversos públicos e com uma crescente demanda por produtos de qualidade. 

Marcas consolidadas e público fiel 

Outro ponto importante que demonstra as vantagens de se investir em franquias de alimentação é ter uma boa marca como chamariz. Afinal, construir credibilidade e captar novos clientes são tarefas árduas quando está se iniciando um novo negócio. Além disso, a veiculação de propagandas na mídia e a aplicação de estratégias de branding são processos caros e que demandam um bom volume de tempo e investimento. 

Contar com a parceria de uma marca consolidada aumenta significativamente as chances de crescimento. É preciso destacar que as franquias de alimentação possuem uma particularidade: a fidelidade do público. Ou seja, muitas pessoas optam por sempre se alimentarem e conhecerem as novidades daquela empresa  em que já tiveram uma boa experiência e conhecem a qualidade. Mais uma vez, é perceptível como é fundamental ter uma boa marca e o apoio de um franqueador comprometido com o crescimento da rede. Não se esqueça disso! 

Quais as especificidades de uma franquia de alimentação? 

Quando se trata de legislação, um dos principais pontos no ramo alimentício é a Vigilância Sanitária, pois esse órgão fiscalizador é bastante ativo e exigente no cumprimento das obrigações legais. 

Isso decorre do fato de que, por se tratar de um serviço alimentício, há muitas chances de infecções ou outros processos contaminantes que podem colocar a saúde dos consumidores em risco. Por isso, há um maior rigor e a necessidade de preenchimento de certos requisitos para que seja disponibilizado o alvará de funcionamento ao estabelecimento. 

Outro ponto a ser considerado na franquia de alimentação é referente aos prazos de validade dos alimentos. Afinal, a comercialização fora desse prazo pode alterar a qualidade final dos produtos. Nessa perspectiva, é preciso haver uma gestão minuciosa das matérias-primas. 

Por fim, é importante exercitar práticas de descarte consciente do lixo. O estímulo à separação adequada dos itens recicláveis deve acontecer não só entre os clientes, mas também entre funcionários. Como o setor alimentício também produz muito lixo orgânico, é importante pensar em destinos mais sustentáveis para esse tipo de material.

Como administrar uma franquia de alimentação? 

Administrar uma franquia é um pouco diferente de comandar outros negócios, isso porque . já existe um plano de negócio formulado pela franqueadora que dá diversas diretrizes para o franqueado. Além disso, a identidade da marca, o cardápio e os produtos já são consolidados e reconhecidos pelos clientes. O franqueado, então, não precisa “criar nada do zero” apenas respeitar os guias da marca. Ainda, a franqueadora poderá te auxiliar com as questões legislativas citadas acima, particulares desse segmento.

Mas, mesmo com o apoio da franqueadora, você ainda precisa ter alguns cuidados muito importantes e estar a frente do seu negócio para levá-lo ao sucesso.

Gestão financeira

Uma boa administração começa com a gestão financeira. É importante lembrar que nos primeiros meses de operação, a unidade ainda não chegou no ápice de seu desempenho, portanto seus gastos precisam estar previstos.

É preciso também estar atento ao seu fluxo de caixa e também ao capital de giro.
Enquanto fluxo de caixa é o instrumento para criar um registro de entrada e saída de dinheiro, o capital de giro é uma reserva financeira usada para garantir pagamentos e possíveis emergências.

Fornecedores e equipamentos

Ter uma boa relação com seus fornecedores também é crucial para ter uma boa administração em uma franquia de alimentação. Mas, claro, a maneira como você se relaciona com eles, varia de rede para rede. Enquanto em algumas os franqueados precisam conhecer fornecedores préviamente, r, em outras – como no Bob´s – existe um consultor para auxiliar nesse contato. Além disso, a rede possui fornecedores homologados em um portal para seu franqueado, facilitando o contato entre eles. Há ainda um operador logístico nacional que concentra todos os insumos, assim a entrega – é feita de uma única vez. 

Os equipamentos são parte crucial de qualquer franquia, em especial no caso de restaurantes ou lanchonetes.  Normalmente os custos com investimento de equipamentos já estão previstos no chamado “investimento inicial” do negócio. Mas é importante conferir para não ter nenhuma surpresa durante a negociação. A manutenção e o manuseio destes equipamentos devem ser feitas de maneira correta para aumentar sua durabilidade. 

Capacitação e treinamentos 

Uma empresa é feita de pessoas. Todo bom gestor sabe o quanto essa frase é verdadeira. Por isso, o franqueado deve sempre procurar integrar pessoas talentosas e qualificadas ao seu time. Outra dica muito válida é fomentar o crescimento de lideranças entre os seus colaboradores.  

Atividades de capacitação e treinamentos são fundamentais para que algumas diretrizes e estratégias comerciais sejam repassadas aos mais diversos colaboradores. Além disso, torna-se possível melhorar alguns processos internos. Pense nisso! 

No caso específico de redes de alimentação, é necessário fazer treinamentos de segurança alimentar e manuseio de insumos com os colaboradores para garantir a qualidade do serviço e dos produtos oferecidos ao consumidor.

A aplicação dessas ações de gestão pode render muitos frutos. O Bob’s, por exemplo, conta com uma rede de mais de 350 franqueados, em todos os estados da federação e em mais de 227 municípios. Uma rede com dimensões grandes como o Bob’s consegue crescer e se perpetuar no mercado devido à experiência acumulada em mais de 67 anos de atividade.

Na rede, existe a Universidade Corporativa, que gere cursos e treinamentos para colaboradores e franqueados. As capacitações constantes e adoção das melhores práticas de produção fazem com que a rede se torne única no seu mercado e referência para outras empresas de fast-food. 

Conclusão

É importante lembrar que gestão é tudo. Por isso, o empreendedor deve adotar boas práticas de administração para que a sua franquia de alimentação consiga se profissionalizar e crescer cada vez mais. Está pensando em novos projetos e na expansão dos seus investimentos? Quer ter a sua própria franquia de alimentação e,, alavancar seus rendimentos? Então, entre em contato conosco e descubra como funcionam nossos modelos de franquias  Nossos consultores estão prontos para entender você. Confira!

Agência MANTRA

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