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Como identificar tendências de mercado? Descubra aqui!

Tempo de leitura: 6 min

Quem atua no ramo do empreendedorismo sabe muito bem que fazer apostas em novos negócios é essencial. Conforme cada decisão, vários caminhos podem ser trilhados e, por isso, é preciso escolher aquilo que melhor se adapta ao seu perfil. Assim, saber como identificar tendências de mercado é muito importante para se destacar no mundo empresarial e conquistar novas oportunidades.

Arriscar em novos rumos exige cuidados, pois, são várias inovações atualmente. Portanto, investir corretamente em um novo negócio pode ser uma grande vantagem para quem já atua no ramo do empreendedorismo. Pensando nisso, preparamos este texto para que você descubra como investir melhor. Confira agora!

Observar e analisar o mercado

Muitas tendências de mercado têm o seu início em outros países e levam um tempo até chegarem por aqui. Isso ocorre em razão de diversos fatores: políticos, econômicos, culturais, entre outros. Mas para quem está atento aos movimentos de fora, essas novidades se transformam em oportunidades para serem implementas (e adequadas!) em território nacional.

Assim, é interessante observar como as pessoas estão se posicionando sobre essa inovação. Tudo que se inicia passa por uma cadeia produtiva, e por isso, é preciso saber como é o fornecimento de produtos dessa nova empreitada, entender como funcionam os serviços e como é a aceitação dos seus clientes com aquilo que está sendo lançado.

Acompanhar as transformações sociais

Estar sempre bem informado sobre o que acontece no país é uma ótima forma de saber como identificar tendências de mercado. No cenário em que a expectativa de vida amplia no Brasil, essa é uma possibilidade de explorar novas oportunidades de negócios direcionadas aos idosos, por exemplo.

Desse modo, é essencial utilizar todas as tecnologias disponíveis para ficar sempre conectado ao que acontece no mercado, além de procurar referências de empresas que já estão antenadas com atividades inovadoras. Quanto mais dados sólidos você tiver, maior será a probabilidade em entender quais tipos de negócios são de grande potencial.

Descobrir novos nichos

Quando você coloca em prática um estudo de pesquisas de mercado, entra em campo e vê de perto como é o novo comportamento do consumidor, fica muito mais fácil compreender quais são os nichos mais lucrativos.

Para dar um exemplo, sabemos que as franquias representam umas das primeiras opções de quem quer empreender. Ou seja, procurar por aquelas que estão em evidência e que forneça uma estrutura adequada para iniciar os negócios é fundamental.

Isso quer dizer que segmentos ligados a esse setor apresentam grandes vantagens. É claro que cada pessoa ou empreendimento identificará questões de modo bem particular, contudo, justamente por isso, você encontrará nichos que serão mais bem aproveitados de acordo com sua pretensão de negócios.

Fazer uso do marketing digital

Estamos vivendo na era da informação, em que tudo se modifica de forma bem rápida. Levando em conta esse aspecto, a internet e o marketing digital são fontes bastante eficientes para o empreendedor, já que permitem o levantamento de dados em tempo real, além de possibilitar a mensuração.

Em uma pequena pesquisa de palavra-chave no Google AdWords, por exemplo, o empresário pode se deparar com mercadorias ou serviços que apresentam uma alta demanda, mas que ainda são pouco exploradas.

Acompanhar a experiência do usuário

O usuário ou cliente é quem se identifica e escolhe quais produtos inovadores se tornarão uma tendência de mercado. Ou seja, promover iniciativas direcionadas a captar o comportamento e a experiência dessas pessoas é muito importante.

Então, é preciso ter bom senso para entender o que está mudando no processo e quais são as novas necessidades e vulnerabilidades do seu cliente. Não dá para compreender isso sem ter uma ligação próxima a ele.

Após mapear essas necessidades, é interessante reunir informações do mercado e analisar o contexto de modo geral. Assim, uma pergunta: depois de saber como identificar as tendências de mercado, o meu negócio consegue inovar no mercado? Dependendo da resposta, é preciso pensar em investimentos.

Analisar seus concorrentes

Estar atento ao que seus concorrentes estão fazendo pode economizar bastante tempo para delinear uma ação de antecipação de tendências. Vários deles podem estar testando algum item ou serviço novo, e você pode juntar bons feedbacks de clientes a respeito disso.

Então, é preciso observar quais necessidades dos consumidores seus concorrentes não atendem bem. Isso pode ser fundamental para que você se antecipe e lance uma solução ideal para o seu público.

Entender que tendência de mercado não é moda

É comum as pessoas acharem que o modismo faz parte das tendências de mercado, mas isso é bem diferente de tendência mercadológica. Normalmente, ela nasce em contextos característicos e sugerem a solução para algum problema ou situação.

Ou seja, ela proporciona resultados inovadores, que podem ou não envolver tecnologia e, em geral, são apoiadas por números e pesquisas. Em contrapartida, o modismo pode surgir a partir de uma febre de algum produto, mas que desaparece rapidamente no mercado, e isso pode causar grandes prejuízos para o setor comercial.

Levar em conta dados e métricas do seu setor

Os diversos segmentos, como a área virtual, movimentam um grande volume de informações. As empresas estão em uma era na qual todo mundo tem acesso a dados, mas utilizar isso a favor do desenvolvimento de um empreendimento é um privilégio para poucos.

Dessa maneira, para quem quer saber como identificar tendências de mercado, é preciso aproveitar possibilidades voltadas para a inovação tecnológica de modo a ter um melhor desempenho e conseguir gerar relatórios ou indicativos que apontam o real comportamento dos clientes. Além do mais, usar essas ferramentas ajuda a demonstrar quais são as inclinações para o consumo das pessoas — muitas das quais ainda nem foram percebidas.

Tomar uma decisão

Para inovar no mercado do empreendedorismo não basta apenas aproveitar os bons ventos que uma solução oferece. É necessário integrar algo que só a sua empresa pode fornecer. Se você caminha na direção do que todos estão fazendo, não está aproveitamento o verdadeiro potencial de uma tendência. Assim, é preciso desfrutar de uma ideia e aprimorá-la, pensando em algo que satisfaça potenciais clientes.

Com a sua decisão tomada e uma estratégia consistente, é necessário implantar essa ideia aos poucos, promovendo testes de viabilidade, por exemplo. Lembre-se que analisar o que for preciso e preparar o seu time de colaboradores é essencial para a mudança

Enfim, saber como identificar tendências de mercado é uma das formas mais eficientes de estar sempre à frente no competitivo mercado. Portanto, busque por novas propostas e analise o que de melhor pode ser encontrado no setor do empreendedorismo.

Gostou deste post? Ainda tem dúvidas de como ser um bom empreendedor? Veja agora 7 dicas para ter uma gestão empresarial exemplar!

Texto produzido pela Agência Mantra.

Agência MANTRA

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