Negócio

Conheça 5 livros de empreendedorismo de destaque!

Tempo de leitura: 6 min

Aprimorar seus conhecimentos e habilidades é fundamental em qualquer carreira, e para quem está à frente de uma empresa isso se torna ainda mais importante. O estudo constante por meio de livros de empreendedorismo é crucial para conquistar melhores resultados na execução do seu trabalho.

Pensando nisso, criamos este post com o intuito de compartilhar as 5 melhores leituras para empreendedores, com foco em empreendedorismo avançado. Ou seja, aqui você encontrará obras realmente capazes de ampliar sua visão e apoiar o desenvolvimento dos seus talentos como empresário.

Para cada título listado, você verá um resumo que o ajudará a decidir qual é o livro ideal para o momento do seu negócio. Acompanhe a seguir!

1. Os Segredos da Mente Milionária – T. Harv Eker

Se suas finanças não andam em um bom momento, refletir sobre o que T. Harv Eker chama de “o seu modelo de dinheiro” talvez seja uma boa solução. O conceito reflete sobre um conjunto de crenças que cada pessoa alimenta e carrega consigo desde a infância, o que acaba moldando seu destino financeiro e, quase sempre, levando-a em direção a uma situação difícil.

No livro, o autor mostra como substituir os padrões de mentalidade destrutiva — que muitas pessoas nem percebem que têm — pelo que ele chama de “arquivos de riqueza”: 17 formas de pensar e agir que distinguem as pessoas ricas das demais.

Alguns dos princípios fundamentais revelados por Eker são:

  • ou você controla o seu dinheiro ou será controlado por ele;
  • desenvolver o hábito de administrar as finanças é mais importante do que a quantia de dinheiro que você possui;
  • sua motivação para enriquecer é fundamental: se suas raízes são negativas, como raiva, medo ou a necessidade de provar alguma coisa a alguém, nem mesmo todo o dinheiro do mundo será capaz de lhe trazer felicidade;
  • um dos segredos para alcançar o sucesso não é buscar evitar ou se livrar dos problemas, mas crescer pessoalmente de modo a tornar maior do que qualquer adversidade.

O autor ainda ensina um método eficiente de administrar e ganhar dinheiro, pelo qual o leitor aprende a estabelecer sua remuneração não pelas horas que trabalha, mas sim pelos resultados que apresenta.

Além disso, a leitura também mostra como aumentar seu patrimônio líquido — considerada a verdadeira medida da riqueza. A ideia é que você faça o seu dinheiro trabalhar para você na mesma intensidade que você trabalha para ele.

Para tal, é necessário gastar menos e poupar e investir mais. O autor defende que:

“Enriquecer não diz respeito somente a ficar rico em termos financeiros. É mais do que isso: trata-se da pessoa que você se torna para alcançar esse objetivo.”

2. Quem pensa enriquece – Napoleon Hill

Todos querem ficar ricos, mas apenas uma pequena porcentagem realmente consegue chegar lá. Será que existe uma fórmula que cria milionários?

Por vinte anos, Napoleon Hill se dedicou a descobrir a resposta para essa pergunta. E conseguiu. Durante esse tempo, ele acompanhou de perto a ascensão de mais de 500 das maiores fortunas do planeta.

Ao conviver com mitos de diferentes indústrias, como Henry Ford, Theodore Roosevelt, John Rockefeller e King Gillette, o autor encontrou 15 características comuns a todos os grandes nomes de vencedores.

O livro “Quem Pensa Enriquece” é um dos maiores best sellers do mercado editorial, tendo mais de 30 milhões de exemplares vendidos mundo afora. Lançada em 1937, a obra é considerada atemporal e tem ajudando pessoas comuns e dedicadas a se tornarem ricas e poderosas.

3. Pense simples – Gustavo Caetano

Escrito pelo CEO da Samba Tech, o livro dá dicas para que os empreendedores descubram a importância de se manterem simples, leves e ágeis para alcançar ótimos resultados com seus negócios. A obra ainda aponta o que compõe o DNA de um bom empreendedor e ajudará você a entender que inovar pode ser muito mais simples quando você tem a mentalidade certa.

Gustavo Caetano é uma grande referência nesse assunto. Além de CEO de uma das empresas mais inovadoras da América Latina de acordo com a Fast Company, o autor também é fundador da Associação Brasileira de Startups (ABStartups).

4. Business Model Generation – Alexander Osterwalder e Yves Pigneur

“Monte seu plano de negócios”. Esse, muito provavelmente, é o primeiro conselho que todo empreendedor ouve. A questão reside em como fazer isso na prática. Para facilitar a vida dos gestores, Alexander Osterwalder e Yves Pigneur desenvolveram um método prático, voltado para projetar modelos inovadores e praticado em diversas empresas, como a Ericsson, IBM, Public Works, Deloitte e o próprio  governo do Canadá.

O livro é bastante didático e, por ser co-escrito por 470 profissionais de 45 países diferentes, apresenta, de forma simples, direta e ilustrada, diversas formas de elaborar um modelo de negócios.

Os autores explicam os modelos baseados nos pensamentos de alguns dos maiores líderes do mercado, com a intenção de ajudar o leitor a reinterpretá-los e encaixá-los no contexto em que vive. O design e a distribuição das informações são responsáveis pela incrível experiência da leitura.

5. Marketing 4.0 – Philip Kotler

Com o crescimento das mídias digitais, hoje praticamente qualquer empresa tem uma relação direta com o marketing digital em seu no cotidiano. O livro “Marketing 4.0” comprova por que o autor é considerado o pai do marketing digital moderno.

Em seus livros anteriores, Kotler explica a transição do marketing orientado ao produto (1.0) para o centrado no consumidor (2.0) e então para o focado no ser humano (3.0), no qual serviços, produtos e culturas empresariais devem refletir e adotar valores humanos para serem bem-sucedidos.

Juntamente com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, em seu último livro (4.0), Kotler examina as importantes transformações do marketing tradicional para o digital.

A leitura mostra como a conectividade alterou radicalmente o modo como a sociedade vive e busca entender os caminhos seguidos pelo consumidor na era digital, ao mesmo tempo em que aborda um conjunto de novas métricas e práticas de marketing.

De modo geral, os autores ensinam a identificar as novas aplicações e tendências do marketing digital para que você compreenda melhor:

  • como o peso da opinião de amigos e familiares altera o caminho do consumidor, o que o faz passar pelos cinco “As” (assimilação, atração, arguição, ação e apologia);
  • o papel das subculturas digitais — mulheres, jovens e netizens (cidadãos da internet) — na defesa das marcas;
  • a maneira como o marketing online e o offline devem se complementar para oferecer um envolvimento mais profundo ao cliente;
  • como, ao criar valor para o consumidor, o marketing de conteúdo aumenta a curiosidade pela marca.

A obra apresenta uma análise completa do consumidor do presente e do futuro e oferece às empresas informações precisas para atingi-los de maneira eficaz.

Depois de ler este artigo até o final, você já mostrou que é uma pessoa com gosto para a leitura e o estudo — e isso é uma grande qualidade! Agora, fique à vontade para escolher um dos livros de empreendedorismo listados e iniciar seus aprendizados com a obra. Em breve, sem dúvida, você estará ainda mais capacitado para liderar a sua empresa e conquistar excelentes resultados.

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Texto produzido pela Agência Mantra.