Descubra por que você deveria investir no mercado de alimentação já!
Alimentação

Descubra por que você deveria investir no mercado de alimentação já!

Tempo de leitura: 5 min

A mentalidade empreendedora é inquieta: está sempre em busca das melhores oportunidades e soluções. Entre as muitas alternativas disponíveis, o mercado de alimentação surge como uma ótima possibilidade de negócio.

Pensando nisso, preparamos este artigo para mostrar alguns motivos para investir no ramo alimentício. Ao longo do texto, você descobrirá como está o atual momento do setor no Brasil e outras informações relevantes. Leia até o fim para saber mais a respeito!

Como está o mercado de alimentação no Brasil?

É sabido que a crise econômica se alastrou pelo território nacional durante os últimos anos  e que afetou inúmeros mercados. Apesar do setor de alimentação também ter sido atingido, foi possível manter bons números.

Isso se deve, em grande parte, à especificidade desse mercado. Como se trata de uma necessidade primária (alimentar-se), é difícil imaginar um cenário no qual o gasto com comida — seja dentro de casa, seja fora — diminua de maneira drástica.

É claro que variações podem ocorrer. No entanto, é mais provável que elas se manifestem com uma margem pouco ampla, ou seja, sem oferecer grandes surpresas aos empreendedores.

De acordo com dados levantados pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB), o setor conta com 80 milhões de consumidores por mês, além de empregar mais de 220 mil colaboradores. Outro número expressivo é a quantidade de estabelecimentos no país: cerca de 9600.

Como saber se você tem o perfil para investir nesse setor?

Embora seja um mercado promissor, é preciso avaliar seu interesse pelo próprio segmento antes de investir. Sem esse questionamento interno, você pode acabar se frustrando e perder a motivação em relação ao negócio. Portanto, analise sua vontade de trabalhar com alimentos, ok?

Para saber se o seu perfil combina com esse mercado, pesquise bastante sobre ele, veja qual dos modelos é mais atrativo para os seus objetivos e acompanhe as tendências sempre que possível. Dessa forma, você se aproximará de uma escolha mais precisa.

Além disso, não se esqueça dos próprios desafios de empreender. As tarefas e metas se renovam cotidianamente e é fundamental ter paciência para aprender com eventuais erros.

Tenha em mente que não bastará tomar decisões — você também se dedicará a outras atividades, tais como:

  • diferentes níveis de planejamento;
  • visão estratégica;
  • atendimento ao cliente;
  • gestão de pessoas;
  • gestão financeira.

Caso opte pelo modelo de franquias, por exemplo, você contará com o apoio dos franqueadores para lidar com aspectos administrativos, marketing, posicionamento de marca, suporte ao treinamento de funcionários e assim por diante. Isso dependerá, evidentemente, do que é oferecido pela franquia escolhida.

Por que investir no mercado de alimentação?

Agora que você já sabe como está o panorama do mercado alimentício no país e já identificou se o seu perfil combina ou não com o segmento, é hora de analisar alguns motivos para investir no setor. Veja!

Resistência à crise

Como mencionamos no primeiro tópico do texto, a alimentação dificilmente sofre abalos consideráveis por conta de uma crise. Afinal, comer é uma necessidade vital e, por conta disso, é natural que as pessoas não deixem de gastar com os comestíveis.

Por mais que a alimentação fora de casa possa diminuir em cenário de grave recessão econômica, isso não quer dizer que as vendas serão significativamente prejudicadas. É válido lembrar que boa parte dos clientes desse tipo de estabelecimento recebe vales específicos para gastar exclusivamente com alimentação.

Hábito de comer fora

Comer fora do próprio lar é um hábito de muitos brasileiros por dois motivos: praticidade e gosto. Com um tempo de almoço curto, muitas vezes é necessário comer em uma praça de alimentação perto do trabalho ou recorrer a um fast food.

Além disso, também é fundamental ressaltar que muita gente faz essa opção por preferência gastronômica. Você já deve ter optado por almoçar fora com a família em vez de cozinhar em casa no final de semana, por exemplo.

É mais prático, mais rápido e o sabor diferenciado transforma a necessidade de se alimentar em um momento de lazer familiar.

Consolidação das franquias

As franquias ganham cada vez mais destaque no setor, porque são marcas consolidadas. Caso opte por essa categoria de investimento, você não precisará se preocupar com a aquisição de clientes ou com a divulgação, por exemplo.

Investidores sem tanta experiência têm o suporte dos franqueadores à disposição para lidar com inúmeras questões operacionais. Essa parceria dá mais segurança ao empreendedor, amparando-o na tomada de decisões e no posicionamento estratégico do negócio.

Busca do consumidor por conveniência

Os consumidores atuais desejam soluções rápidas para os seus problemas. O crescimento dos centros comerciais é a prova disso: estabelecimentos de diferentes setores reunidos lado a lado em um só lugar.

Nesse sentido, restaurantes e redes de fast food são beneficiados, pois são opções prontas. Um cardápio eletrônico, um menu interativo e a possibilidade de personalizar o pedido são facilidades que contemplam a principal urgência dos clientes: comer bem e sem enrolação.

Qual é a importância de escolher bem uma franquia?

Se você já se convenceu de que o investimento no setor de alimentação é uma boa alternativa, tenha bastante cuidado ao escolher uma franquia. Essa escolha é decisiva para determinar os rumos de sua aplicação.

Opte por uma oferta focada no franqueado, com suportes de gestão e consultorias frequentes. Assim, você sabe que poderá contar com o apoio dos franqueadores para desenvolver seu negócio. Verifique também a tradição da marca escolhida. É fundamental que ela seja respeitada no mercado nacional e tenha sua excelência reconhecida pelas entidades que regulam o segmento.

O mercado de alimentação é repleto de possibilidades e oportunidades. Para quem quer empreender com sucesso e segurança, ele se mostra como uma ótima opção.

Agora que você já conhece as vantagens que ele oferece, entre em contato conosco — nós podemos contribuir para o seu crescimento!

Conteúdo produzido por Rock Content.