Negócio

Diversificação de negócio: é possível sem perder o foco?

Tempo de leitura: 6 min

Fazer um empreendimento chegar ao topo pode ser uma meta não tão simples de ser alcançada, mas o desafio de manter-se nessa posição é ainda mais complexo.

O mercado empresarial é extremamente competitivo, os desejos dos clientes se modificam com bastante rapidez e facilidade, de modo que aqueles que não prezam por um processo de diversificação de negócio contínuo têm ainda mais obstáculos na adaptação a todas essas transformações.

Alinhar a gestão de um negócio à inovação sem perder o foco é uma tarefa difícil, por isso trouxemos este post para ajudá-lo a entender melhor como se sair bem nessa missão. Confira!

Qual a importância de buscar a diversificação com o foco na abrangência de público?

A diversificação de negócio é uma estratégia fundamental para a sobrevivência de qualquer tipo de empresa, um dos elementos básicos para que ela permaneça competitiva.

Por mais que o empreendedor esteja atravessando um período de crescimento, é preciso estar preparado para as armadilhas que podem surgir no seu caminho e a necessidade de traçar novos rumos para a companhia.

Hoje, o acesso à informação é muito mais fácil, os consumidores estão cada vez mais instruídos e seguros sobre os benefícios que os produtos e serviços trazem para as suas necessidades. Assim, um simples detalhe pode conquistar a sua preferência.

No mercado atual, as coisas acontecem com muita velocidade e, devido a isso, não se pode precisar por quanto tempo determinado segmento vai continuar em alta — não há garantia de que um produto que faz sucesso hoje não estará encalhado nas prateleiras nos próximos meses.

Portanto, a busca por inovação, ou seja, diversificar os tipos de soluções que o empreendimento proporciona aos seus clientes é a peça-chave para continuar trilhando o caminho do sucesso e não ser esmagado pela concorrência.

Mais do que simplesmente vender novos itens, o processo de diversificação de negócio está muito relacionado à experiência de compra do cliente. Por exemplo, a Coca-Cola vende felicidade, a Apple, produtos e experiências inesquecíveis. Então esse processo tem muito a ver com gerar novas visões e conceitos.

Como buscar a diversificação de negócio sem perder o foco no negócio?

A diversificação de uma empresa é um processo delicado e requer um planejamento bem-feito para que haja convicção ao tomar as decisões necessárias.

Diversificar não significa apostar em todas as possibilidades que estiverem ao seu alcance, mas, sim, encontrar alternativas que agreguem valor diferenciado para o seu público, isto é, vantagens competitivas que estimulem o engajamento dos consumidores e atraiam um público novo.

Ademais, a manutenção do foco também não pode atrapalhar a ousadia do gestor em trazer novas ideias, é interessante que haja um equilíbrio nesse sentido.

Vejamos, a seguir, alguns passos importantes para que a sua estratégia seja bem-sucedida.

Elabore um plano econômico

A elaboração de um plano econômico consiste em uma das medidas primordiais para quem pretende implementar a diversificação de mercado.

Isso porque o gerenciamento de custos de uma empresa já é naturalmente complicado e, quando estamos diante de um projeto para atender diferentes nichos e audiências, também temos como consequência o aumento das despesas.

Se a variação nos gastos não é calculada previamente, levando em consideração todos os riscos que a situação acarreta, suas finanças podem ficar insustentáveis, podendo comprometer seriamente a sua atividade.

Dessa forma, o planejamento econômico vai dar uma visão melhor ao empreendedor sobre até onde o seu poder econômico pode alcançar, pensar nas estratégias e, assim, ter certeza da sua viabilidade.

Estabeleça métricas para monitoramento de vendas e engajamento

Não adianta planejar e colocar em prática todos os processos de diversificação na sua empresa se os resultados das ações implementadas não forem monitorados de perto.

É preciso coletar dados, analisar, traçar comparativos que levem à conclusão de que as estratégias utilizadas estão produzindo os efeitos esperados ou se ainda necessitam de uma reformulação.

Dessa maneira, estabelecer métricas para verificar os índices de venda e engajamento do seu público é essencial para apontar a direção correta, onde estão as falhas que precisam ser corrigidas, bem como se vale a pena continuar investindo em determinados objetivos.

O sucesso no número das vendas, por exemplo, não significa que a ideia da diversificação esteja proporcionando o engajamento desse público. Eles podem ter adquirido o produto ou serviço, mas sua experiência não ter sido como o esperado, e por esse motivo, não sentem uma ligação mais forte com a marca.

Assim, adotar métricas específicas para cada etapa tem um papel fundamental para o sucesso da estratégia.

Alguns indicadores podem fornecer um panorama sobre a rentabilidade das novas operações, ou seja, se essa diversificação de mercado vem atendendo às expectativas de crescimento, tais como:

  • o volume e a habitualidade das compras;
  • a pontualidade nos pagamentos;
  • o custo das vendas;
  • a margem de lucro.

Invista em tecnologia

A satisfação do cliente nem sempre é gerada pela introdução de produtos ou serviços novos, ela também pode ser alcançada pelo aprimoramento na performance da empresa.

Nesse contexto, a tecnologia tem se mostrado um dos investimentos mais relevantes para alcançar a melhoria de resultados.

Com a quantidade de informações que os softwares são capazes de coletar, é muito mais fácil identificar tendências e nortear suas estratégias a fim de oferecer a qualidade que o público almeja.

Não perca de vista suas origens

A diversificação de negócio é, sem dúvidas, uma das melhores maneiras de ampliar o diferencial competitivo da sua empresa. Isso acontece não somente em função dos novos valores que são agregados ao público que já foi cativado, mas também do que ainda não passou pelo processo de “encantamento”.

Desse modo, o mais indicado é que as inovações sejam testadas e executadas de forma gradativa, com o cuidado de não adotar uma postura diferente da que o levou ao caminho do sucesso — modernizar é preciso, mas sem perder de vista os fatores técnicos que garantiram a excelência da sua gestão.

A diversificação de negócio representa uma excelente alternativa para ampliar a carteira de clientes de uma empresa, mas ela também pode significar a exploração de novos mercados através da abertura de outros empreendimentos, a exemplo das franquias. Com bastante dedicação e criatividade, os resultados almejados serão alcançados.

Gostou do artigo? Agora que você entendeu a importância de estabelecer novos valores para o mercado, confira 6 motivos concretos para investir em franquias!

Texto produzido pela Agência Mantra.

Agência MANTRA

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