Qual seu perfil de empreendedor? Descubra aqui!
Negócio

Qual seu perfil de empreendedor? Descubra aqui!

Tempo de leitura: 7 min

Ter o seu próprio negócio vai bem além de um grande fundo de investimento ou vontade de ter sua empresa. Para administrar, é preciso mais: ter um perfil de empreendedor! E muito se engana quem acha que todos esses profissionais têm as mesmas características – pelo contrário. Cada um terá qualidades e também defeitos únicos que irão definir a personalidade da sua gestão. É claro que alguns traços pessoais e habilidades podem ser facilitadores para se tornar um empresário de sucesso, mas lembre-se: não existe uma fórmula mágica ou um skill específico que fará você construir uma jornada bem-sucedida.

Em um cenário no qual o empreendedorismo está criando cada vez mais oportunidades de negócio, ter uma visão mais abrangente sobre soluções e saber que contratempos fazem parte da gestão de uma empresa são ações que te deixarão mais próximo do perfil empreendedor ideal. Veja como essa frase do Maquiavel resume esse conceito:

“Empreendedores são aqueles que entendem que há uma pequena diferença entre obstáculos e oportunidades e são capazes de transformar ambos em vantagem.”

Nicolau Maquiavel, filósofo e historiador

Entenda a seguir a importância de reconhecer em qual tipo de perfil empreendedor você mais se encaixa, e como essa definição poderá te ajudar a alavancar sua trilha profissional. Continue a leitura!

Que tipo de empreendedor você é?

Se você é um desses profissionais presos em sua rotina, apenas esperando o start para empreender, te convidamos a descobrir, de fato, o que te motiva, quais são suas reais habilidades e quais características precisa desenvolver para aperfeiçoar o seu perfil de empreendedor. Entendendo o seu propósito como empresário, você pode criar gatilhos para manter essa jornada emocionante e impulsionar o crescimento do seu negócio.

Nesse contexto, destacamos que não há apenas uma forma de empreender. Tudo irá depender dos seus reais objetivos e onde quer chegar. De acordo com uma entrevista realizada pelo portal Pequenas Empresas, Grandes Negócios, Marcos Hashimoto, consultor, palestrante e professor de empreendedorismo da Insper, existem 5 perfis já estabelecidos. Abaixo, ressaltamos as principais características de cada um deles. Venha descobrir qual é o seu!

Empreendedor Criativo: ideais em primeiro lugar

Aqui, temos uma parcela de empreendedores focados na criatividade. Esse é o combustível para alcançar o sucesso para os que colocam as ideias em primeiro lugar. Sua principal característica costuma ser identificar novas oportunidades – em tudo e em todos. Esse perfil enxerga além de ter seu próprio negócio: eles têm uma visão particular e sabem que para atingir seus objetivos não é necessário copiar. De um modo geral, são empresários que se dão bem no mercado, mas que, em alguns casos, podem acabar se perdendo por faltar atitude em colocar suas soluções criativas em prática.

Empreendedor Administrador: metodologias são essenciais

Este empresário é focado em pesquisas, métodos e análises. Afinal, sem essas características, costuma ser difícil caminhar com um negócio rumo ao êxito. Por isso, esses profissionais analisam cada oportunidade e ideia com um estudo meticuloso. O objetivo é um só: não errar em suas decisões. São pessoas que prestam bastante atenção nos detalhes e preferem ter uma visão prática e sensata.

“Já o administrador é a personalidade pragmática. Sem o administrador não haveria planejamento, ordem ou previsibilidade. O administrador é a parte de nós que compra caixas plásticas empilháveis e guarda porcas e parafusos de vários trabalhos, identificados meticulosamente.”

Michael E. Gerber, escritor e empreendedor

Além disso, trata-se de um empreendedor que analisa todo o cenário para resoluções e para elaborar planos estratégicos. Em alguns casos, essa característica pode prejudicar o andamento de transações, uma vez que, atitudes aceleradas são exigidas pelo negócio. Por isso, nossa dica é: pesquise, analise e faça acontecer!

Empreendedor Realizador: colocando a mão na massa

De acordo com uma pesquisa feita pelo Sebrae-SP, 20% dos entrevistados têm o perfil de empreendedor realizador. Costumam ser bastante comprometidos e com qualidades promissoras para deslanchar um negócio: planejadores, definidores de objetivos e cumpridores de metas. Além de atuarem como excelentes organizadores, são caracterizados pelo foco nos resultados, sem abrir mão das boas práticas de uma gestão de qualidade.

Algumas pessoas com esse perfil tendem a ser impulsivas em alguma decisão ou estratégia, o que pode ser um dificultador em situações pontuais. Por isso, se você tem essa característica, tome cuidado antes de decidir, pare e pense se é a melhor escolha, certo?

Empreendedor Integrador: motivar é o seu forte

Sem dúvidas, é o empreendedor que sabe gerir pessoas, e esse acaba sendo um diferencial bastante necessário para quem quer promover o engajamento e a motivação dos membros da equipe. Sabemos que, hoje, já é muito explorada a integração dentro de qualquer empresa, e para você, empreendedor, essa também deve ser uma das boas práticas para mover o seu negócio. Afinal, ao saber lidar com as pessoas que trabalham com você, é muito provável que suas metas e resultados sejam alcançados, graças à motivação e inspiração do grupo.

Aqui, a liderança é um ponto forte para o empreendedor integrador: saber utilizar esse potencial ao seu favor trará vantagens organizacionais muito multiplicadoras.

Empreendedor Vendedor: a arte da persuasão

É um fato consumado: o profissional que é um bom vendedor é aquele que preza por uma boa conversa e pela persuasão. Esse perfil costuma ter como característica forte muita influência no mercado e boa articulação com as palavras. No geral, a sua principal ferramenta de trabalho são as pessoas: com elas, o perfil vendedor irá buscar meios de beneficiar seu negócio. Apesar de não ser o empreendedor mais comum, ainda sim, muitos se destacam com a arte de saber vender e persuadir.

Para saber mais sobre os tipos de empreendedores, veja a pesquisa completa realizada pela Sebrae-SP, que entrevistou mais de 1000 empresários e traçou perfis de comportamento. Assista ao vídeo:

Afinal, quais características te deixam mais perto do sucesso?

Como já citamos, não existe uma fórmula única para empreender e chegar ao sucesso. Porém, algumas características costumam ser bons pontos extras. Se você não tiver estas habilidades, não se preocupe: ainda assim é possível desenvolvê-las.

Segundo Alessandro Leite, gerente do Sebrae de São Paulo, sempre é possível aperfeiçoar características comportamentais para gerir o seu próprio negócio.

“Tem que ter um propósito, o empreendedor precisa fazer algo que ele acredita”.

Vale lembrar, ainda, que empreender tem muito mais a ver com comportamentos. É interessante ter uma mistura das qualidades dos perfis para desenvolver atitudes empreendedoras acertadas. O pesquisador Louis Jacques Filion – renomado especialista na área -, considera que esse profissional deve pensar, planejar e agir, e, logo, alcançar seus objetivos. Diante disso, o canadense selecionou algumas características que acha dominante no perfil empreendedor:

  • Iniciativa;
  • Coragem;
  • Visão estratégica;
  • Liderança;
  • Capacitação.

Na visão do estudioso e de muitos outros especialistas, ter esses posicionamentos são um passo à frente para gerir um negócio bem-sucedido, mas alertam que não existe um jeito certo ou errado de empreender. E então, qual delas é mais presente no seu perfil e quais ainda acredita que precisa desenvolver?

Ficou claro que não existe nenhum empreendedor completo, não é mesmo? Mas isso não é um complicador, cada lacuna pode ser preenchida com um bom desenvolvimento e até mesmo com as qualidades de outros profissionais que trabalham com você.

Agora que você já tem o seu perfil de empreendedor definido, aproveite para conhecer os desafios do empreendedorismo inovador no Brasil.

Texto produzido pela Agência Mantra.

Agência MANTRA

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.