Roi - Retorno de Investimento em Franquias
Franquia

Como calcular o retorno de investimento em franquias?

Não é mais novidade para você que investir em franquias se tornou uma das melhores opções de aplicação de capital. Mas, para quem empreende nesse modelo de negócio, um cálculo precisa estar na ponta do dedo: o retorno de investimento.

Segundo dados do balanço de desempenho do setor divulgados pela ABF – Associação Brasileira de Franchising –, a melhora da economia mostrou que o segmento de franquias no país teve um crescimento de 7% da receita em 2018. Em uma projeção bastante otimista, quando comparado com os números do ano anterior, a ABF espera em 2019 uma alta no faturamento de 8% a 10%.

“Nossa expectativa é que o franchising volte a crescer na casa dos dois dígitos e que o setor possa ser a principal referência de um consumidor mais empoderado.”

André Friedheim, presidente da ABF

Esse cenário nos mostra que investir nesse mercado tende a trazer um resultado financeiro promissor. Então, se você quer apostar nessa forma de empreender, é essencial que entenda tudo sobre lucratividade. Aqui, deixamos uma primeira dica importante: paixão pelo o que faz e estratégias de gestão empresarial serão essenciais para conquistar a rentabilidade que almeja!

Para ficar ciente sobre o retorno do investimento, iremos, primeiramente, entender o seu funcionamento e como calculá-lo. Vamos lá?

Retorno Sobre Investimento (ROI) – O que é e como funciona?

Como você já deve saber, o retorno do investimento é um importante indicador de negócio, ainda mais para quem investe em franquias. Ele pode definir reais indicativos econômicos, seja para o marketing ao gerir campanhas digitais, para a área de recursos humanos para atuar com uma gestão de valor, para o franqueado projetar seu lucro e também em quanto tempo vai obter o retorno do capital investido – ou seja, para qualquer tipo de negócio. Mas, se você está se perguntando como um cálculo pode definir suas métricas de rendimento, nós te explicamos. Para saber, de fato, a taxa do seu ROI, é importante saber a receita que alcançou e o total da aplicação e recursos dentro de um determinado período.

Esses números te ajudam a ter uma espécie de “guia de ações futuras”, ou seja, será possível ter um maior controle do custo x benefício de onde e como investir. E mais: essa conta auxilia a ter a base do valor da aplicação para conseguir uma lucratividade estável a partir de resultados tangíveis.

A precisão dos seus investimentos faz com que você saiba não só o quanto ganha, mas também o quanto pode estar perdendo com gastos em diferentes canais. Com isso, você consegue realmente saber quais aplicações performam melhor. Tudo o que o seu negócio precisa!

Como calcular e mensurar o seu retorno de investimento?

Agora que entendemos o conceito e por que é tão importante calcular o ROI, chegou a hora de irmos para a matemática! Aqui, iremos te ajudar a fazer o cálculo para mensurar o seu retorno de investimento em quatro passos. 

1) Investimento inicial

Como primeiro passo, você precisa fazer a somatória do que será investido de imediato. Abaixo, alguns dos pontos a serem considerados nesta hora:

  • Taxa de franquia

Essa taxa envolve uma quantidade de capital destinada à franqueadora. Ela permite que você, como franqueado, tenha o direito de uso da marca e acesso ao know-how da empresa. 

  • Capital de giro

Este recurso se refere ao valor que determina a continuidade do funcionamento da franquia. Essa quantia é destinada para pagar fornecedores, por exemplo.

  • Ponto comercial

A compra ou aluguel do ponto comercial em que a franquia será estabelecida precisa entrar no investimento. Outros custos, como reforma e equipamentos para o funcionamento do negócio, também constam nesse total.

2) Variáveis

Para contabilizar todo o investimento, ainda é necessário mensurar as variáveis de possíveis custos com operação. Os valores que costumam fazer parte deste item incluem:

  • impostos;
  • contas como água, luz, telefone, internet;
  • recursos humanos;
  • limpeza e manutenção;
  • comunicação;
  • taxa de royalties.

A taxa de royalties trata-se de uma quantia paga pelo franqueado que, geralmente, é cobrada como um percentual sobre o faturamento bruto obtido.

3) ROI – Retorno Sobre o Investimento

O ROI é um indicador que irá mensurar a performance financeira do seu negócio. Em uma matemática bem simples, a fórmula para medir o seu retorno sobre investimento revela quanto você ganhou – ou perdeu – para cada custo que teve. Aprenda a calcular o seu:

ROI = (Receita – Custo do investimento) / Custo do investimento

Em um exemplo meramente ilustrativo, supomos que a receita total da sua empresa seja de R$ 200.000,00 e o custo inicial tenha sido de R$ 40.000,00. Ao aplicar o cálculo acima, temos um retorno sobre o investimento de quatro vezes o valor introdutório:

ROI = 200.000 (Receita) – 40.000 (Custo do investimento) / 40.000 (Custo do investimento) = 4

Para saber o número em porcentagem (%), como geralmente o ROI é analisado, basta multiplicar o resultado por 100. Então, ainda de acordo com o exemplo, temos 400% de retorno. Pronto! Agora, você já tem o principal indicador para analisar a sua base de custos.

Vale lembrar que o ROI pode ser usado em qualquer ação e modelo de negócio. Investimentos em diferentes frentes, como canais de comunicação,  são excelentes oportunidades de checar qual deles está trazendo mais resultados e, assim, afinar a sua estratégia de marketing. Veja o exemplo a seguir: uma empresa do setor alimentício fez um anúncio em uma revista que gerou a visita de cinco clientes. Para saber o ROI deste investimento (e, portanto, se vale a pena continuar com ele), o gestor deverá calcular o quanto esses clientes deram de receita, subtraindo o custo total da ação, dividindo por este mesmo número. Ou seja, com o cálculo, você consegue descobrir o quanto recebe de volta financeiramente a partir de uma determinada ação.

Destacamos ainda que o retorno de investimento pode ser negativo. Esse cenário indicará a perda líquida, sinalizando que não houve lucratividade com o que se investiu. Para garantir que os resultados sejam reais, lembre-se também de inserir valores que respeitem o mesmo espaço de tempo (trimestre ou semestre, por exemplo), tanto para o investimento quanto para a receita gerada.

4) PRI – Prazo de Retorno do Investimento

Agora, vamos calcular uma estimativa do prazo para obter o retorno do investimento, o chamado “payback”. Afinal, todo empreendedor deseja saber em quanto tempo será possível obter lucro, certo? Para isso, também existe um cálculo bem prático:

PRI = Investimento total / Lucro líquido

Confira um exemplo disponibilizado pela Sebrae: ao utilizar os dados da Estrutura Gerencial de Resultados, supomos que o total do capital investido seja de R$ 45.000,00 e o lucro líquido seja de R$ 18.000,00. Nesse contexto, temos:

PRI = 45.000 (Investimento total) / 18.000 (Lucro líquido) = 2,5 (dois anos e seis meses)

O resultado é o tempo previsto para recuperar o valor que foi investido inicialmente. Assim, o empreendedor já terá em mente que o investimento será resgatado a partir de dois anos e seis meses e poderá planejar de forma mais realista seu fluxo financeiro.

O que é considerado um bom prazo de retorno de investimento em franquias?

Uma das principais dúvidas de qualquer empreendedor é saber em quanto tempo, de fato, é possível começar a lucrar com a franquia, não é mesmo? Essa é uma resposta com algumas variáveis. Mas, de acordo com as métricas e cálculos que citamos acima, estima-se que um bom prazo para superar o investimento, no mundo do franchising, varie entre 24 e 36 meses. 

Aqui, uma outra dica para o sucesso do seu negócio: o indicador de retorno de investimento deve ser sempre utilizado, já que ele é capaz de fornecer um histórico de parâmetros para você tomar as decisões de onde aplicar seus recursos – no caso de uma expansão, por exemplo. Vale lembrar ainda que tudo dependerá não só do total que investiu no negócio, mas também da sua capacidade de gestão. O tempo investido, o esforço e a eficiência farão toda a diferença para alcançar bons resultados!

Agora que você já sabe tudo sobre retorno de investimento em franquias, chegou o momento de colocar o seu plano em ação. Então, se está pensando em abrir o seu negócio, aproveite e para entrar em contato conosco e experimentar o sabor do sucesso! Fale conosco.

Agência MANTRA

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