Você sabe como identificar franquias lucrativas?
Negócio

Você sabe como identificar franquias lucrativas?

Tempo de leitura: 5 min

Abrir uma franquia pode ser uma estratégia bem atrativa para quem deseja realizar o sonho de ter a própria empresa. Afinal, ela entrega um modelo de negócios que já deu certo, oferece suporte e mais segurança aos investidores. Mas você sabe identificar quais são as franquias lucrativas?

A escolha da franquia certa exige muita análise. Isso é o que vai aumentar as chances de sucesso do empreendedor. Por isso, além de considerar o investimento e o apoio oferecido pelo franqueador, você deve ficar de olho também no tempo médio de retorno e calcular o índice de lucratividade do negócio.

Achou complicado? Não se preocupe. O nosso objetivo com este post é pontuar as questões mais importantes a serem avaliadas e ajudar você a tomar decisões mais certeiras. Confira!

Avalie o nível de satisfação dos consumidores

Essa é uma das questões mais importantes que você deve avaliar, pois é o cliente que vai determinar o sucesso do negócio. Se o índice de rejeição à marca, à seus produtos e serviços for grande, há uma boa chance de ele não dar certo. Observe que mesmo que ela tenha um grande volume de vendas não significa que os clientes estejam satisfeitos.

Então, antes de assinar o contrato com a franquia desejada, converse com o público consumidor como um cliente pedindo opiniões. Você pode fazer isso por meio das redes sociais e também pode visualizar o índice de queixas e resoluções dos problemas por meio de sites de reclamações, como o Reclame Aqui.

Converse com outros franqueados

Depois de investigar o nível de satisfação do público consumidor, é hora de descobrir se os franqueados estão felizes. Franquias lucrativas tendem a deixar os empreendedores satisfeitos, mas se a maioria deles não se sente realizada, pode ser um problema. Isso não significa que o mesmo vá acontecer com você, mas a probabilidade é grande.

Sabemos que a experiência é gerada com o tempo de atuação e os franqueados de longa duração são as melhores fontes de pesquisa. Então, faça contato com alguns deles para conversar sobre o negócio. No processo, eles podem passar informações de valor, como as tendências para o segmento, as melhores práticas para ter sucesso com a franquia e outras estratégias de negócios. Ou seja, parte da experiência deles pode ser compartilhada com você.

Analise os números apresentados

Quer uma ajuda para calcular a lucratividade da franquia? Então, analise os números que ela fornece em documentos publicitários e no site. Geralmente, é fácil conseguir alguns dados, como o faturamento médio mensal e anual, a taxa de franquia, de royalties e de marketing.

Essas informações devem ajudar você a fazer um cálculo mais exato da lucratividade do negócio, mas não é só isso. Faça contato com o franqueador e solicite essas orientações, incluindo os custos e despesas, além dos impostos mais comuns da franquia.

Pesquise o ritmo de crescimento

Outra dica que pode indicar se uma franquia é lucrativa ou não é descobrir o ritmo de crescimento que ela registra no mercado desde que iniciou as suas atividades. Essa informação não é difícil de conseguir, mas vai exigir um pouco de paciência da sua parte, pois precisará juntar os dados para fazer uma análise abrangente e detalhada.

Comece visitando a aba “Sobre nós” ou “Nossa História” que a maioria dos sites de negócios comumente disponibiliza. Algumas informações de valor podem ser obtidas lá. Depois, solicite dados concretos ao franqueador para comparar com o mercado. Se a franquia cresce igual ou a uma taxa superior às outras empresas do segmento, esse será um indício de boa lucratividade.

Veja a frequência de consumo

Produtos que atendem as necessidades básicas, como alimentos e vestuários, costumam ter um ciclo de vendas mais acelerado que os demais. Esse é o exemplo de lojas de fast food que, normalmente, registram um grande volume de vendas.

Isso é importante para a geração de receitas e o giro de mercadorias no estoque. Franquias assim tendem a oferecer um fluxo de caixa constante, facilitando a negociação com os fornecedores e o planejamento de estratégias de marketing. Sem contar que isso também representa um indício de alta lucratividade.

Essa é outra informação que deve constar no documento de dados liberado pelo franqueador. Se isso não acontecer, você pode entrar em contato e solicitar os dados diretamente.

Considere o prazo de retorno

O prazo de retorno é o tempo médio que o negócio leva para devolver ao empreendedor todo o capital investido. Esse prazo está diretamente relacionado à lucratividade, pois a franquia só começa a dar lucro de verdade quando todo o investimento é recuperado. Essa informação é importante para determinar o capital de giro. Ou seja, de quanto precisará para manter o negócio funcionando até ele começar a dar lucro e se sustentar com as próprias pernas.

Franquias que exigem menos investimento costumam ter um prazo de retorno mais curto, mas isso não quer dizer que sejam lucrativas. O ideal é que o prazo de retorno fique entre 36 e 48 meses, independentemente do capital investido.

Visite feiras de negócios

Eventos como roadshows e feiras de negócios do segmento de franquias são ótimas alternativas para conhecer as oportunidades do mercado e se informar melhor sobre elas. Como cada franqueador disponibiliza profissionais especializados no assunto, você pode conversar diretamente com um representante da marca e tirar todas as dúvidas no local.

Esses eventos são comuns em grandes capitais e considerados um ponto de encontro entre investidores e franqueadores. Então, não deixe passar essa oportunidade. Liste tudo o que precisa saber sobre a franquia desejada e participe destes eventos. Assim, dará um passo importante para o sucesso do investimento.

Por fim, é bom dar preferência para franquias que carregam uma marca reconhecida, pois são as mais respeitadas e lembradas pelo consumidor. Isso deve facilitar as coisas e impulsionar o sucesso do seu empreendimento. Então, use nossas dicas para identificar as franquias lucrativas no mercado e bons investimentos!

Pronto para começar? Entre em contato com a gente agora mesmo e tenha o suporte necessário para empreender com sucesso!

Conteúdo produzido por Rock Content.